BIORRITMO - O que significa?

20/06/2014 12:10

A teoria do Biorritmo tem uma relação próxima à numerologia. Os números 23, 28 e 33 teriam o poder de governar as nossas vidas. Segundo a teoria, o nosso destino é determinado pela confluência desses números no momento em que nascemos.

Os três ciclos biorrítmicos, um referente a cada número, são postos a zero. O ciclo de 23 dias refere-se ao físico, o de 28 dias ao emocional e o de 33 dias ao intelectual. Significa que eles executam, graficamente, uma oscilação ondulatória, onde as três curvas se cruzam ao longo da vida tendo pontos de interseção.  

Certos pontos atingidos nos ciclos definem forças ou fraquezas especiais da pessoa. Por exemplo, quando um ciclo atinge o zênite isso é bom, e quando atinge o nadir é mau.

O chamado triplo crítico é o pior dia, pois, segundo a teoria, é o dia em que os três ciclos se encontram no nadir.

Wilhelm Fliess, um físico do século dezenove, amigo de Freud, chegou à teoria com os números mágicos de 23 e 28 pelo fato de que pegando em qualquer numero podia exprimi-lo em termos de 23, 28 ou ambos. O 33 saiu na seqüência, somando-se a diferença 5.

Tanto quanto à numerologia, não há nada que prove, cientificamente, a sua veracidade. Jamais foi feita alguma pesquisa consistente que pudesse comprovar, que de cada cem pessoas, por exemplo, 70, pelo menos, tivessem passado por atribulações, exatamente no seu ponto crítico. Apenas casos isolados, com pessoas de renome, foram analisados.

O que se pode avaliar sim, e isso com dados cientificamente comprovados, são os ciclos biológicos, como o ciclo menstrual ou o circadiano.

Padrões de mudanças fisiológicas ou mudanças nas atividades do organismo tem a ver com o sincronismo de mudanças diárias, mensais ou anuais. Ritmos que têm variações de acordo com certas horas do dia ou da noite. A melatonina, por exemplo, é um neurotransmissor responsável pelo sono e é produzida durante a noite quando há ausência de luz.  Os ritmos circadianos incluem atividades que ocorrem em um período de 24 horas como mudanças na pressão arterial bem como a produção de urina. Também na flora, algumas flores só abrem durante o dia em função da luz. Interessante notar, que num dia chuvoso, sem sol, elas simplesmente se mantêm fechadas. Animais marinhos são afetados pelas marés e em função delas, mantêm seus rituais de acasalamento. As galinhas de granja chegam a botar dois ovos por dia, simplesmente pelo fato da luz na granja, imitando a luz do dia, ser mantida acesa todo o tempo.

Apesar da natureza do mecanismo interno não ser ainda conhecida satisfatoriamente, vários fatores externos como luz, temperatura e gravidade influenciam o nosso relógio interno.

Quando os estímulos externos desaparecem, nosso ritmo, gradualmente tende a se adaptar novamente ao ambiente natural.

Por: Omar Carline Bueno