ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O PERÍODO NEOLÍTICO

27/10/2015 13:59

É no período Neolítico que o homem começa a se interessar pela agricultura e a aprisionar filhotes de animais para amansá-los e utilizá-los na caça e no desenvolvimento agrícola.

O cachorro foi possivelmente o primeiro animal domesticado e o cavalo, possivelmente o último. Na agricultura, o boi é que exercia a preciosa ajuda na aragem.

A necessidade de aldeamento tornou-se fundamental e era preciso preservar a terra dos povos que viriam depois em busca da fertilidade. Criaram celeiros nos quais esticavam alimentos para o inverno, destinados aos animais ruminantes.

Desenvolveram a agricultura, conhecendo o trigo, a cevada, a espelta e o painço. Cultivaram o linho, fornecedor da matéria prima para a confecção dos tecidos e ainda a cerâmica, que criada, teve elevante progresso.

O sílex era muito usado na fabricação de lâminas, pontas de flechas, dardos e raspadores.

O polimento de materiais líticos é uma das primeiras características da época. No entanto, não era o polimento para o embelezamento do material, mas para um melhor aperfeiçoamento, ganhando maior potência na perda de suas arestas, conseqüentes da talha.

Ainda, com chifres de cervos, ossos e madeira, eram feitos suas armas e instrumentos de trabalho.

Na ornamentação encontramos colares de contas de pedras, conchas perfuradas, presas de javali, extremidades de chifres de veados e braceletes de valvas de grandes pedúnculos.

As necrópoles onde eram enterrados seus mortos, apresentavam-se como fossas cavadas no chão ou em cofres feitos de lajes de pedra. Às vezes, eram sepultados em grutas ou quando era desfeita a carne, após o seu sepultamento, os ossos eram recolhidos e transportados a outros lugares.

Já no fim do período surge uma divindade funerária, cuja representação era gravada em baixo relevo na entrada das grutas funerárias.