CONTOS DE BANHEIRO

Esta capa tem uma história interessante. Jocimar Alvares Bueno é um poeta e contador de causos de uma incrível categoria. Trocávamos poesias e contos e disse a ele que deveria publicar. Já havia publicado meu primeiro livro e usei como incentivo para que ele seguisse adiante e publicasse também.

Quando me pediu para criar a capa, me passou o título "CONTOS DE BANHEIRO - Para você ler lá" . 

Os textos, já conhecia muitos. 

Como também conhecia muito bem o autor, achei que nada combinaria mais do que um cartum.

ARTE

A ÚLTIMA PALAVRA 

Em 1983, após ter criado as capas dos livros da escritora Lurdes de Campinas, fui procurado pela escritora Paulina M. Franck. Ela escrevera uma novela sobre uma vítima, que aprisionada pelo câncer, luta contra a doença, na busca incessante pela cura.

A capa que criei, coloca o passado (letras góticas) e o futuro (no design moderno) se contrapondo, tentando tirar da prisão (rede) mais uma vítima dessa cruel doença, o câncer, representado pelo signo de câncer - que também é um animal que se alimenta da podridão dos corpos.

ROGER RABBIT

06/06/2014 10:35

Produção para  cliente Johnson & Johnson, para decoração de festa de páscoa - 1988.

Painel em isopor - tamanho 2m X 3m - pintado com tinta Acrilex, para tecido, salpicado com gliter, para dar brilho.

Os ovos são de jornal amassado, embrulhados com papel metalizado e celofane.

O painel foi fixado no restaurante da fábrica, com fita de embalagem.

Obs.: A animação do coelho Roger Rabbit estava em alta em função do filme da Disney, recém lançado no mercado brasileiro, "Uma Cilada para Roger Rabbit".

CARAVELAS

13/07/2014 10:09

Esse painel foi feito para uma festa portuguesa na Johnson & Johnson, em 1989. Com 2,0m X 1,5m, foi pintado com tinta para tecido em isopor (6 placas). O espaço para a produção era muito pequeno e só cabiam duas placas juntas. Por isso, pintava duas e substitua uma para dar sequência. Só depois de todas as placas pintadas é que pude montar, fora do espaço de produção, e verificar a obra por completo.

DRAGÃO

25/08/2014 13:00

Criei e produzi essa alegoria para escola infantil de Jaguariúna. Estrutura interna de madeira e arame, podia ser manuseado por três crianças. Recoberto com cetim, com adornos de isopor, lantejoulas e gliter. Colado com cola quente, podia sofrer as intempéries sem se desfazer.

A VELHA JERUSALÉM

20/10/2014 12:00

Essas edificações fora feitas para decorar a festa de natal da IBM BRASIL, em 1980. Esculpi as peças em isopor e pintei com tinta para tecido. Para esculpir as peças utilizei apenas uma faca, que era afiada seguidamente, e um prego. No total, utilizei 100 placas de isopor de 5cm, 2.000 tubos de tinta para tecido, 2 litros de cola, 5 caixas de pregos, 50m de fios, todos embutidos no isopor, 4 piscas e 50 lâmpadas dentro das edificações. 

Apósa a festa, as esculturas foram remontadas, em chão de areia, no espaço cultural do Centro de Convivência, em Campinas, e posteriormente doadas para a Rede Globo de Televisão para leilão em prol do Ano Internacional da Criança. 

Toda a obra foi feita em 103 horas, com a ajuda de uma pequena equipe. Como eram grandes (o templo maior tinha 3m de altura), as peças foram feitas em sub-peças, para que pudessem passar pelas portas até o local de exposição.

PRODUÇÃO DE EVENTOS

01/06/2015 13:30

Essa foto foi feita em um evento que fizemos para a IBM Brasil, no antigo anfiteatro do Hotel Bradesco, em Campinas. O "Kick off meating" como era chamado o evento, era anual e abrangia cada departamento da fábrica individualmente. Essa mesa de luz foi criada e produzida especialmente para o evento.

CAIXA DE LUZ

12/06/2015 13:44

CAIXA DE LUZ

O projeto do evento envolvia a decoração do ambiente e toda a produção de áudio, vídeos e fotos, sob um tema específico. A caixa de luz, de madeira e tampo de vidro leitoso, emitia uma luz fria por dentro. Ela foi criada e desenvolvida exclusivamente para a exposição dos troféus que contemplariam os funcionários que haviam se destacado durante o ano.

GRANDES PRODUÇÕES

18/06/2015 10:40

GRANDES PRODUÇÕES

A produção do evento envolvia uma grande equipe de profissionais. Posso dizer, sem medo de errar, que eram os melhores de Campinas naqueles bons anos 1980. Tudo era feito de forma primorosa como pedia a empresa. A equipe tinha sinergia. Profissionais como o florista Rosado, Renato "Piteco", que fazia o som, Dimas Damico, com as produções audiovisuais e aquele que se tornou um grande amigo e irmão, Ariovaldo Dos Santos, exímio fotógrafo, dono da PROFCOLOR FOTOGRAFIAS, e que coordenava essa incrível equipe.

"UNIDOS CONSTRUINDO O FUTURO"

09/07/2015 11:46

Com essa equipe de primeira, produzíamos tudo aquilo que criávamos. Nesse evento,especificamente, o tema foi "Unidos construindo o futuro". Por isso a criança e um quebra-cabeças de 5 peças, que representavam as 5 eras, os 5 continentes, as 5 pontas da estrela,... Nessa empresa aprendi muito do que sei, pois tive um grande mestre, Roberto Ginefra, outro grande amigo e irmão. 
A criança? Minha filha, quando tinha 2 anos.

ESPERANDO A PRIMAVERA

05/10/2015 10:30

 

Este trabalho foi feito para a Johnson & Johnson no final dos anos 80.

Era a primeira semana da Primavera, que foi comemorada com almoços especiais.

Os vidros do restaurante eu pintei com tinta para tecido. 

Como a tinta forma uma película plástica, pode ser limpa depois usando um pano seco. 

Com quatro tubos de tinta entre os dedos da mão esquerda e dois pincéis na mão direita, era possível pintar cada vidro em aproximadamente 20 minutos.

O LARGO DA CASA DO CONTO

Este painel eu fiz para uma festa mineira na Johnson & Johnson. Representa o Largo da Casa do Conto, em Ouro Preto - MG.

O painel tinha 3m X 2m e usei 12 placas de isopor. A tinta usada foi Acrilex para tecido, por ser à prova d'água.

Como o espaço que tinha para produzir a obra era muito pequeno e só cabiam duas placas justapostas, tive que pintar duas a duas, só vendo a pintura acabada quando colocada no local de destino.